John Berger | Aqui nos Encontramos
"Depositemos esperança apenas no que tem algumas possibilidades de poder vir a ser concertado! Deixa que algumas coisas possam ser reparadas, por poucas que sejam. O pouco é geralmente muito. Uma coisa reparada alterará milhares de outras.
Então?
O cão ali em baixo está preso a uma corrente demasiado curta. Muda isso, aumenta o comprimento da corrente e ele será então capaz de se chegar a uma sombra, irá deitar-se e parar de latir. E o silêncio trar-me-á à memória a minha mãe, que queria uma gaiola com um canário na cozinha. E quando o canário cantar ela irá engomar ainda melhor a roupa. E os ombros do pai numa camisa bem engomada estão menos doridos quando for trabalhar. E assim, quando ele regressar a casa, irá dizer uma piada à sua filha adolescente. E a filha irá mudar de ideias e decidirá, só dessa vez, trazer o namorado a casa uma noite. E numa outra noite, o pai proporá ao rapaz irem os dois pescar... quem é que no mundo poderia imaginar? Aumenta apenas o comprimento da corrente."
"O que hei-de fazer? Continuo a adiar. E, se nada fizer, vão todos ser deitados fora.
Tens de os pôr todos em envelopes, disse eu.
Envelopes?
Sim. Organiza-os. Inventa um sistema qualquer que gostes. Por ano, por cor, por preferência, por tamanho, por disposição. Vai demorar. Nem um só deve ser mal colocado. E em cada envelope põe os desenhos por ordem.
Uma ordem segundo o quê?
Não sei. Tu descobrirás. Há desenhos que parece que deviam vir primeiro e há sempre um último desenho, não há? A ordem surgirá por si.
E que diferença achas que esses envelopes irão fazer?
Quem poderá dizer? Em qualquer caso ficarão melhor.
Referes-te aos envelopes?"
"A cidade de Genebra é tão contraditória e enigmática como uma pessoa. Seria possível preencher um bilhete de identidade. Nacionalidade: Neutra. Sexo: Feminino. Idade: (intervém a discrição) Parece mais jovem do que é. Estado civil: Divorciada. Ocupação: Observadora. Característica física distintiva: Ligeira inclinação para a frente devido à miopia. Observações gerais: Sensual e reservada."
Comentários
E do Rolin, e na mesma colecção (grandes e enormes) Pequenos Prazeres, «Paisagens Originais»
http://www.fnac.pt/NOSSOS-ROSTOS-MEU-AMOR-FUGAZES-COMO-John-Berger/a60118
Mantenho-me fiel há edição espanhola da Visor, comprada há mais de dez anos ;)